19. Sobre Burocracia e Autonomia

Burocracia e autonomia, por vezes, se apresentam como antagônicas e nada como Uma Conversa para tentar resolver este dilema. Existe crescimento real sem autonomia? Por outro lado, é possível abrir mão da burocracia quando se trata de processos complexos? Como este binômio se apresenta de diversas formas em nossas vidas?

Burocracia (substantivo feminino)
1. sistema de execução da atividade pública, esp. da administração, por funcionários com cargos bem definidos, e que se pautam por um regulamento fixo, determinada rotina e hierarquia com linhas de autoridade e responsabilidade bem demarcadas.
2. esse corpo de funcionários; a classe dos burocratas.

Autonomia (substantivo feminino)
1. capacidade de governar-se pelos próprios meios.
2. segundo Kant, capacidade da vontade humana de se autodeterminar segundo uma legislação moral por ela mesma estabelecida, livre de qualquer fator estranho ou exógeno com uma influência subjugante, tal como uma paixão ou uma inclinação afetiva incoercível.


Fale com o Uma Conversa

É sempre bom ouvi-los (ou melhor lê-los): [email protected]
Siga-nos nas Redes Sociais: Instagram, Twitter e Facebook – @1Conversa

Fundo Comunitário

O podcast tem todos os custos pagos pelo Alexandre Ferreira e o Pedro Luiz.

Já contamos com a ajuda de muita gente querida, mas se você gostaria de ajudar e não sabe como você tem agora a oportunidade de ser nosso patrão ou patroa.

Sobre o Podcast

Nosso Uma Conversa funciona como uma meditação semanal, abordando os mais variados assuntos. Um papo um tanto católico, às vezes engraçado, onde Pedro Luiz Amorim (mestre em teologia prática e pastoral pela PUC-SP) e Alexandre Ferreira (mestre em filosofia e pensamento religioso pela PUL-Roma) partilham impressões sobre a vida, te convidando para refletir junto.

Designed with WordPress